Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da atenção secundária em saúde bucal no estado de Minas Gerais, Brasil / Analysis of secondary care in oral health in the state of Minas Gerais, Brazil

Lino, Patrícia Azevedo; Werneck, Marcos Azeredo Furquim; Lucas, Simone Dutra; Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 19(9): 3879-3888, set. 2014. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-720588
Este estudo descreveu e analisou os procedimentos especializados ambulatoriais nas áreas de periodontia, endodontia e cirurgia bucal em Minas Gerais, 2010. Utilizou-se dados secundários dos procedimentos realizados nos estabelecimentos de saúde e registrados no Sistema de Informação do Sistema Único de Saúde. A análise descritiva e bivariada foi realizada, considerando p < 0,05. Foram executados 707.559 procedimentos em 2.547 unidades de saúde distribuídas em 693 (81%) municípios. Destes procedimentos, 55% são da área de cirurgia, 28% da periodontia e 17% são da endodontia. As unidades são predominante públicas, sob administração municipal, 52,5% possuem alguma equipe de saúde bucal (ESB), 96,9% não tem habilitação como Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Os CEO são mais eficientes que as demais unidades (p < 0,001), mas há importante percentual que não cumpre as metas do Ministério da Saúde. Os municípios com CEO possuem maior população, mais ESB, menor cobertura potencial por estas e melhores IDH. Um significativo número de procedimentos especializados é realizado, especialmente em estabelecimentos de atenção básica. CEO são mais eficientes do que os não CEO, considerandose a média de procedimentos realizados. As metas de produção mínima são cumpridas por uma minoria de CEO.
Biblioteca responsável: BR1.1