Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparison of Cardiovascular Risk Factors in Different Areas of Health Care Over a 20-Year Period / Comparação entre Fatores de Risco Cardiovascular em Diferentes Áreas da Saúde num Intervalo de Vinte Anos

Jardim, Thiago Veiga; Sousa, Ana Luiza Lima; Povoa, Thais Rolim; Barroso, Weimar Sebba; Chinem, Brunela; Jardim, Paulo Cesar Veiga.
Arq. bras. cardiol ; 103(6): 493-501, 12/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-732175
Fundamento As doenças cardiovasculares (DCVs) são as principais causas de morte no mundo. O conhecimento sobre os fatores de risco cardiovasculares (FRCV) em jovens e suas alterações ao longo do tempo, podem contribuir para ações que modifiquem estes riscos e previnam o aparecimento das DCVs.

Objetivos:

Verificar, em diferentes profissionais da área da saúde, a presença e alterações nos fatores de risco cardiovasculares (FRCV) num intervalo de vinte anos.

Métodos:

Avaliados comparativamente ao ingressar na faculdade e vinte anos após, todos os alunos de medicina, enfermagem, nutrição, odontologia e farmácia de uma Universidade Federal que aceitaram participar. Utilizados questionários sobre FRCV (HAS, DM, dislipidemia e história familiar de DCV precoce, tabagismo, etilismo e sedentarismo). Determinados colesterol, glicemia, PA, peso, altura e IMC. Utilizados teste de Kolmogorov-Smirnov para avaliar distribuição, Qui-Quadrado para comparação entre cursos e sexos e McNemar para FRCV. Significante p < 0,05.

Resultados:

Inicialmente estudados 281 indivíduos (91% do total de alunos), sendo 62,9% mulheres, idade média 19,7 anos e reavaliados 215 (76% da amostra inicial), 59,07% mulheres, idade média 39,8 anos. Maior representatividade por estudantes de medicina, predomínio do sexo masculino entre eles, e predomínio do sexo feminino nos estudantes de enfermagem, nutrição e farmácia (p < 0,05). Entre os médicos e odontólogos houve aumento de excesso de peso, HAS e dislipidemia (p < 0,05). Entre os farmacêuticos, aumento de excesso de peso e HAS e redução do sedentarismo (p < 0,05). Entre os enfermeiros, elevou-se excesso de peso e etilismo (p < 0,05). Na nutrição, houve elevação da dislipidemia (p < 0,05).

Conclusão:

Encontrada ...
Biblioteca responsável: BR1.1