Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Who did not appear? First dental visit absences in secondary care in a major Brazilian city: a cross-sectional study / Quem não compareceu? Ausências às primeiras consultas odontológicas na atenção secundária em um município brasileiro de grande porte: um estudo transversal

Machado, Alessandra Trindade; Werneck, Marcos Azeredo Furquim; Lucas, Simone Dutra; Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 20(1): 289-298, jan. 2015. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-733146
O estudo teve como objetivo identificar possíveis fatores associados ao não comparecimento à primeira consulta agendada em 2011, de usuários residentes em Belo Horizonte, Minas Gerais, referenciados, a partir da atenção primária, para diferentes especialidades odontológicas da atenção secundária da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Foi realizado um estudo transversal utilizando-se pesquisa em base de dados secundários do Sistema de Regulação da SMSA. A variável dependente foi "não comparecimento" à consulta agendada e as variáveis independentes analisadas foram idade, tempo na fila de espera, sexo, distrito sanitário de origem e especialidade para a qual o usuário foi referenciado. Entre as 6.428 primeiras consultas odontológicas agendadas para 2011 nas especialidades selecionadas para análise, 32,9% não foram realizadas em função da ausência do usuário. A partir da análise bivariada foi verificada associação estatisticamente significante entre o não comparecimento do usuário e as cinco variáveis independentes. Adultos jovens, do sexo masculino, residentes em determinados distritos, referenciados para as especialidades de cirurgia e endodontia e que ficaram mais tempo na fila de espera, apresentaram maior frequência de não comparecimentos.
Biblioteca responsável: BR1.1