Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Oral cancer preventive campaigns: are we reaching the real target? / Campanha de prevenção do câncer de boca: estamos atingindo o verdadeiro público-alvo?

Nemoto, Renato Paladino; Victorino, Alana Asciutti; Pessoa, Gregory Bittar; Cunha, Lais Lourenção Garcia da; Silva, José Antonio Rodrigues da; Kanda, Jossi Ledo; Matos, Leandro Luongo de.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 81(1): 44-49, Jan-Feb/2015. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-741328

Introdução:

As neoplasias malignas de cavidade oral possuem alta taxa de mortalidade. Por essa razão, existem diversas campanhas de prevenção do câncer bucal, visando orientar a população e diagnosticar lesões em estágio precoce. Contudo, vários estudos contestam a validade dessas iniciativas, uma vez que o público alvo atingido pode não representar o verdadeiro grupo de risco.

Objetivo:

Descrever o perfil dos pacientes que procuraram a campanha de prevenção, identificar a presença de lesões orais e comparar os dados com o perfil epidemiológico de pacientes portadores de câncer bucal.

Método:

Coorte histórica transversal. Foram levantados os dados epidemiológicos da campanha "Abra a boca para a saúde" dos anos de 2008 a 2013.

Resultados:

Nos anos avaliados, 11965 pessoas foram atendidas e 859 lesões diagnosticadas, todas benignas. A predominância foi do sexo feminino (52,7%), com média de idade de 44 anos (± 15,4 anos), 26% eram tabagistas e 29% relatavam uso de álcool. Sabe-se que o grupo de risco corresponde a homens, entre 60 e 70 anos, tabagistas e etilistas.

Conclusão:

A população que procura a campanha não é o principal grupo de risco para a doença, fato que explica o baixo número de lesões detectadas e nenhum câncer. .
Biblioteca responsável: BR1.1