Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de prótese dentária e sua relação com lesões bucais / Use of dental prostheses and their relationship with oral lesions / Uso de prótesis dentales y su relación con lesiones orales

Medeiros, Fabianna da Conceição Dantas de; Silva, Thiago F. de Araújo; Ferreira, Kleiton Alves; Moura, Jamile M. Bezerra de Oliveira; Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti; Seabra, Eduardo J. Guerra.
Rev. salud pública ; 17(4): 603-613, jul.-ago. 2015. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-767549
Objetivo Mostrar a relação da prótese dentária com a incidência e o tipo de lesões bucais desenvolvidos na região do Seridó, estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Método Foi realizado um cadastro de 77 pacientes, todos com mais de 21 anos de idade, ambos os gêneros, não etilistas e/ou tabagistas crônicos, residentes nos municípios correspondentes a região do Seridó, que apresentavam algum tipo de lesão bucal e que deram entrada nas Clínicas Odontológicas da Universidade do Rio Grande do Norte, sendo observado a relação destas com o uso de próteses dentárias. Resultados A maioria das próteses relacionadas com lesões orais possuía mais de 05 anos de uso e indicação de troca, e que a Candidose, com 45,5 % dos casos e Hiperplasia fibrosa inflamatória, com 27,2 % foram às lesões mais relacionadas. Conclusões As próteses dentárias totais e parciais removíveis apresentaram relação com lesões orais, no entanto, a prótese total apresentou maior percentual de peças indicadas para troca e com mais de 05 anos de uso; mostrando que o tipo parcial removível a grampo mesmo sem indicações de troca, apresentaram uma alta relação com lesões.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1