Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antissepsia cirúrgica e utilização de luvas cirúrgicas como potenciais fatores de risco para contaminação transoperatória / Surgical antisepsis practices and use of surgical gloves as a potential risk factors to intraoperative contamination

Oliveira, Adriana Cristina de; Gama, Camila Sarmento.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 20(2): 370-377, abr.-jun. 2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-781494

Objetivo:

Objetivou-se investigar a prática da antissepsia cirúrgica das mãos e a integridade das luvas estéreis após seu uso pela equipe cirúrgica de um hospital universitário de Belo Horizonte.

Métodos:

Realizou-se um estudo transversal envolvendo o serviço de ginecologia, em abril de 2013. Os dados foram coletados por meio da observação da prática da antissepsia cirúrgica das mãos e teste para avaliação de perfuração das luvas após seu uso. Foi realizada uma análise estatística descritiva.

Resultados:

Somente 16% dos cirurgiões cumpriram com a técnica e tempo recomendados para a prática antissepsia cirúrgica das mãos. Para as luvas registrou-se 11,1% de perfurações e 31,8% foram percebidas.

Conclusão:

Evidenciou-se no presente trabalho que falhas nesses procedimentos ocorrem rotineiramente, sendo capazes de interferir na segurança do paciente e do profissional, incitando a reflexão acerca da temática em diferentes instituições de saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR442.1