Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Microbiological vulnerability of eggs and environmental conditions in conventional and free-range housing systems / Vulnerabilidade microbiológica de ovos e ambiente de produção no sistema convencional e de pastejo livre

Galvão, Julia Arantes; Biondo, Alexander Welker; Possebon, Fábio Sossai; Spina, Thiago Luis Belém; Correia, Letícia Borges Nunes; Zuim, Caio Vaciloto; Guerra Filho, João Bosco Pereira; Pantoja, José Carlos Figueiredo; Pinto, José Paes de Almeida Nogueira.
Semina Ci. agr. ; 39(1): 133-142, jan.-fev. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-728501
Apesar do Brasil ser considerado o oitavo maior exportador mundial de ovos, mudanças nas preferências dos consumidores relacionadas a ovos produzidos em sistemas de pastejo livre, podem representar novos desafios sanitários. Neste estudo o objetivo foi avaliar a vulnerabilidade microbiológica dos ovos e ambiente de produção numa fazenda certificada para sistema convencional e de pastejo livre, utilizando dois métodos considerados padrão (contagem de Enterobactérias e pesquisa de Salmonella). Duas fazendas de alta produção de ovos foram selecionadas para o estudo, sendo que uma delas continha o sistema convencional e também o sistema de pastejo livre de criação na mesma localidade. A segunda fazenda (sistema convencional) foi utilizada como controle. A enumeração de enterobactérias foi realizada nas cascas dos ovos e a pesquisa de Salmonella nas cascas dos ovos, no material de ninho, nos comedouros, bebedouros, ração (comedouros e fábrica) e água (bebedouros e poço artesiano). A contagem média de enterobactérias (log UFCml-1) foi 0,09 para sistema convencional e 1,73 para sistema de pastejo livre (p < 0,001). Salmonella não foi detectada no sistema convencional, mas estava presente em comedouro e em três cascas de ovos do sistema de pastejo livre. Dessa forma, o sistema convencional apresentou melhor condição higiênico-sanitária que o sistema de pastejo livre. Além disso, controlar a segurança de alimentos é imperativo quando é melhorada a condição de bem-estar.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1