Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Adenocarcinoma de células glassy de colo de útero em paciente jovem com HPV: relato de caso / Glassy cells adenocarcinoma of the uterine cervix in young patient with HPV: case report

Martins, Thais R. S; F, Araújo L; M, Marangon L; C, Carvalho V. J; S, Sampaio R; C, Monnerat A. L; G, Ramos R; Bravo, Renata S; Passos, Mauro Romero L.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 22(1): 39-41, 2010. ilus
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: lil-553552

Introdução:

o câncer de colo uterino é a segunda neoplasia mais comum em mulheres no mundo e a terceira entre a população feminina brasileira. O HPV desempenha um importante papel no desenvolvimento de neoplasias cervicais, estando presente em 95% dos casos de câncer de colo de útero. O carcinoma de células glassy é um carcinoma adenoescamoso misto pouco diferenciado, raro, de comportamento agressivo e altamente resistente à radioterapia. Atinge tipicamente mulheres jovens, com pico de incidência entre a 3a e a 4a década de vida. Está associado aos tipos 16 e 18 de HPV e sua evolução é aceleradana gravidez. O tempo médio de sobrevida após o diagnóstico é de 10 meses. Relato de caso mulher, 26 anos, multípara, com história prévia de condiloma acuminado, apresentou lesões genitais que agravaram em sua última gestação, tendo evoluído com massas exofíticas diagnosticadas como carcinoma de células glassy, com curso agressivo e metástases precoces, não responsivo à radioterapia e progressão ao óbito em 16 meses.

Conclusão:

o carcinoma de células glassy destaca-se pela agressividade e rapidez de seu desenvolvimento, levando ao óbito mulheres jovens, em idade fértil e produtiva. Diante da sua baixa resposta às terapias antineoplásicas, destaca-se a importância de sua prevenção, seu diagnóstico e tratamento precoces, possíveis mediante o usode preservativos, da vacina contra o HPV e do exame colpocitológico regular, com coleta de material endocervical e acompanhamento eficaz.
Biblioteca responsable: BR1.1