O presente trabalho objetiva destacar a ética da estética da obra do escritor carioca Lima Barreto (1890-1922), abordando, de seu legado, questões que parecem transcender a modernidade àqual, na historiografia literária, Lima antecede. O relato do cotidiano (ou da vida sem qualidade, no entender de Maffesoli, (1995; 2001; 2007; 2010) e o delineamento do imaginário social danova República estariam marcados na Literatura militante do autor. O objetivo geral deste trabalho é apontar como a ética da estética de Lima Barreto (LB), pré-modernista, pode classificá-lo como escritor transcendente à modernidade ou transmoderno. Para investigar ahipótese, foram analisadas oito crônicas da coletânea Vida urbana (1956). Já como critérios para a análise utilizaram-se os quatro pressupostos da Sociologia Compreensiva (MAFFESOLI, 2010). Este foi, portanto, o método adotado, para o qual o que interessa são os fenômenos sociais como estes se apresentam, e não como deveriam ser (MORAES, 2012). Por meio da análise, confirmou-se a hipótese fundamental do trabalho. LB pode ser considerado um escritor transmoderno, visto que suas crônicas são marcadas por diversos dos traços transcendentes à Literatura moderna e este se revela, pelas lentes da Sociologia Compreensiva, um ávido pesquisador de imaginários (SILVA, 2006). (AU)
The present work attempts to emphasize the aestheticsethics in the work of the carioca writer Lima Barreto (1890-1922), broaching from his legacy questions that seem transcend themodernity which Lima precedes, in the literary historiography. The report of daily life (or of life without quality, in the opinion of Maffesoli (1995; 2001; 2007; 2010) and the delineation of the social imaginary on the new Republic would be marked into the militant Literature of the author. The general purpose of this work is to point how the aestheticsethics of Lima Barreto (LB), premodernist, can classify him as a writer who transcends the modernity or as a transmodern. To investigate the hypothesis, eight "chronicles from the collectanea Vida urbana (1956) were analyzed. The criteria for the analysis were the four assumptions of ComprehensiveSociology (MAFFESOLI, 2010). This was therefore the method used, for which what interest are the social phenomena as these present themselves, and not as they should be (MORAES, 2012). Through the analysis, it was confirmed the fundamental hypothesis of the work. LB can be considered a transmodern writer, since his chronicles are marked by several traces, which transcend the modern Literature and this one reveals itself, by the lenses of ComprehensiveSociology, an avid researcher of imaginaries (SILVA, 2006). (AU)