Your browser doesn't support javascript.

Plataforma de Conhecimentos

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O processo de trabalho dos médicos do Programa Mais Médicos: uma análise da implantação do programa na Atenção Primária à Saúde na cidade do Rio de Janeiro

Monte, Tamara Carneiro de Castro.
Projetos de Pesquisa em Português | Pesquisas PMM | Em andamento | ID: pesqpmm-378
Instituição do pesquisador: Não Universitária
Nome da instituição: Não informada
Resumo: O trabalho tem por objeto a análise do processo de trabalho dos Médicos inseridos na Estratégia de Saúde da Família através do Programa Mais Médicos que foram profissionalizados no Brasil e em Cuba, assim como, especificamente, descrever o processo de capacitação oferecido para esses profissionais e descrever as diferentes perspectivas a respeito do modo de trabalho desses médicos do Programa. Nesse cenário, o presente estudo procura produzir respostas que possam sinalizar para uma melhor compreensão acerca das dificuldades e facilidades para o processo de trabalho dos médicos e assim, promover sustentabilidade ao Sistema Único de Saúde no tocante à prestação de serviços no âmbito da Estratégia de Saúde da Família. O estudo adota referenciais teóricos provenientes da análise das obras A Profissão Medicina, do sociólogo norte-americano Eliot Friedson e Criando Organizações Eficazes, do administrador canadense Henry Mintzberg e como literatura de apoio, autores do campo da Saúde Pública e Coletiva e da área Médica. A pesquisa trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, os sujeitos do estudo são 10 médicos lotados em seis Unidades de Saúde da área programática 3.3 do município do Rio de Janeiro, no momento da pesquisa. Os dados serão coletados por meio de entrevista semi-estruturada, gravados, transcritos e categorizados. Para efetuação da análise dos dados será utilizado o método de análise temática processada com base na análise de conteúdo de Bardin a qual irá nos direcionar a resultados futuros. A contribuição desse trabalho se situa no campo da gestão do trabalho em saúde nas USF. Esperamos que os resultados obtidos nessa pesquisa possam promover as reflexões necessárias, bem como novas orientações para as práticas assistências médicas no âmbito das unidades de Saúde da Família.
Objetivos: Analisar o processo de trabalho dos profissionais médicos profissionalizados em Cuba atuantes no programa Mais Médicos nas Equipes de Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro.Objetivos Específicos:1. Descrever as diferentes perspectivas a respeito do modo de trabalho desses médicos no Programa Mais Médicos. 2. Descrever o processo de capacitação profissional oferecido pelo Programa Mais Médico à luz do que é previsto pela PNAB.
Tipo de pesquisa: Estudos especiais
Tipo de pesquisa (Estudos Especiais): Pesquisa qualitativa
Abrangência: Municipal
Região: Sudeste
Cidade / Município: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Tipo de monografia, dissertação ou tese: Mestrado
Nome do orientador: Paiva, Carlos Henrique Assunção
Data de início: 05/01/2015
Data provável de finalização da pesquisa: 09/09/2016
Data de finalização da pesquisa: 09/09/2016
Equipe de pesquisadores: Monte, Tamara Carneiro de Castro
Fonte de Financiamento: Próprio
Taxonomia PMM: Implementação do Programa
A pesquisa trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, os sujeitos do estudo são 10 médicos lotados em seis Unidades de Saúde da área programática 3.3 do município do Rio de Janeiro, no momento da pesquisa. Os dados serão coletados por meio de entrevista semi-estruturada, gravados, transcritos e categorizados. Para efetuação da análise dos dados será utilizado o método de análise temática processada com base na análise de conteúdo de Bardin.