Your browser doesn't support javascript.

Plataforma de Conhecimentos

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Inserção do Programa Mais Médicos nas políticas e práticas da Atenção Primária à Saúde no município de Tangará da Serra – MT

Gleriano, Josué Souza.
Projetos de Pesquisa em Português | Pesquisas PMM | Em andamento | ID: pesqpmm-441
Instituição do pesquisador: Universitária
Nome da instituição (Universidade): Universidade do Estado de Mato Grosso
Nome da instituição (Faculdade): Faculdade de Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde
Nome da instituição (Departamento): Departamento de Enfermagem
Resumo: Desde a criação do SUS, diversas políticas públicas foram implementadas na busca pela equidade e ampliação da oferta de serviços de saúde. Neste âmbito, o destaque foi para a atenção primária que a partir dos anos 90 passou por reestruturação ao ofertar um conjunto de ações de saúde na esfera individual e coletiva. A presente pesquisa objetiva analisar o processo de implantação do programa “Mais Médicos”, no município de Tangará da Serra – MT, em relação ao componente de ampliação e melhorias da infraestrutura na rede de Atenção Primária em Saúde através da perspectiva do usuário, do profissional e do gestor municipal. Dessa perspectiva trata-se de um Estudo de Caso por meio da abordagem quanti-qualitativa, os sujeitos de pesquisa serão todos os médicos contratados pelo Programa divididos em dois grupos: 1) médicos brasileiros; 2) médicos estrangeiros. Para o segundo momento usuários que pertencem às áreas de abrangência das unidades que possuem vínculo com o profissional do Programa Mais Médico e são acompanhados por uma equipe de saúde da família cadastrada no CNES. O terceiro momento envolve os gestores do município. A coleta divide-se: no primeiro momento utilizaremos a busca documental (levantamento de materiais que compuseram o processo de cadastramento do município no programa como também os trâmites internos). Para todos os sujeitos inclusos na pesquisa será aplicado um questionário com perguntas fechadas, semiabertas e abertas. As principais técnicas/ferramentas de análise dos dados serão a mistura entre as técnicas de análise quantitativa e qualitativa. Percebe-se que as aproximações dessas técnicas trarão para o estudo melhores análises e compreensão do cenário atual. A pesquisa encontra-se aprovada pelo parecer 1.280.421 do Comitê de Ética e Pesquisa da UNEMAT.
Objetivos: Analisar o processo de implantação do programa “Mais Médicos”, no município de Tangará da Serra – MT, em relação ao componente de ampliação e melhorias da infraestrutura na rede de Atenção Primária em Saúde através da perspectiva do usuário, do profissional e do gestor municipal.Objetivos Específicos:Verificar se houve redução da carência de médicos, para o SUS, e as desigualdades do acesso a serviços de saúde na APS.Verificar o processo de fixação desses médicos no município.Analisar as mudanças ocorridas na realidade local no que se refere à assistência à saúde da população na APS.Verificar se houve redução das desigualdades e os impactos em relação ao direito à saúde. Identificar o perfil profissional, de formação e o uso de tecnologias leves no trabalho de médicos na APS.Identificar o uso dos atributos e princípios da APS na prática dos profissionais do Programa Mais Médicos.Identificar se houve a implementação da política de educação permanente com a integração ensino-serviço, por meio da atuação das instituições de educação superior na supervisão acadêmica das atividades desempenhadas pelos médicos.Verificar se ampliou a inserção do médico do programa em espaços de formação permanente do SUS, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população em que se vinculou.Apresentar o processo de trabalho destes profissionais focando as atividades na APS.Identificar o grau de satisfação do profissional e da população pós-chegada do “Mais Médicos” nas unidades de saúde que estes estão inseridosComparar indicadores por internação de doenças sensíveis no banco de dados municipal no período anterior e posterior a entrada do Programa “Mais Médicos” no município.Promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da saúde brasileiros e médicos formados em instituições estrangeiras;Propor a gestão municipal e de saúde aperfeiçoamentos para os médicos na atuação das políticas públicas de saúde e na organização e no funcionamento do SUS no município.
Tipo de pesquisa: Estudos especiais
Tipo de pesquisa (Estudos Especiais): Pesquisa qualitativa
Abrangência: Regional
Região: Centro-Oeste
Cidade / Município: Tangará da Serra
Estado: Mato Grosso
País: Brasil
Data de início: 01/06/2016
Data provável de finalização da pesquisa: 01/12/2018
Data de finalização da pesquisa: 01/12/2018
Equipe de pesquisadores: Andrade, Alexandre Pereira de; Martins, Lourdes Conceição; França, Raimundo Nonato Cunha de
Fonte de Financiamento: Próprio
Taxonomia PMM: Atenção Primária à Saúde
Trata-se de um Estudo de Caso