Your browser doesn't support javascript.

Plataforma de Conhecimentos

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Percepção dos profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre o trabalho dos médicos estrangeiros do Programa ais Médicos em São Lourenço do Sul/RS

Aires, Luciano Postilioni.
Projetos de Pesquisa em Português | Pesquisas PMM | Finalizada | ID: pesqpmm-716
Resumo: O Programa Mais Médicos é uma resposta do governo federal as manifestações de junho de 2013, que reivindicavam melhoras nos serviços de saúde. Dois anos após sua implantação 18.240 médicos estavam atuando em 4.058 munícipios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, garantindo o atendimento à 63 milhões de brasileiros. Em São Lourenço do Sul havia carência de médicos para atuação na atenção primária à saúde e recebeu o primeiro médico do Programa Mais Médicos no dia 13 de dezembro de 2013. Este estudo objetiva avaliar o Programa Mais Médicos no município de São Lourenço do Sul, RS. Trata de um estudo descritivo com amostra de conveniência e base em serviço de saúde. Os participantes do estudo foram 34 profissionais das três Unidades Básicas de Saúde do munícipio com atuação de médicos cubanos. A coleta dos dados ocorreu no mês de junho de 2016 e foi realizada por meio de um questionário estruturado com 12 questões objetivas, com escala avaliativa de zero a dez e respostas dicotômica (sim/não) e uma questão subjetiva de comentário sobre a resposta. Os resultados foram agrupados em subitens, a grande maioria da equipe afirmou que os mesmos eram participativos, realizavam grupos de educação em saúde, visita domiciliar e busca ativa da população, a linguagem não foi barreira para a execução do trabalho participam de atividades de engajamento público, possuíam uma boa relação com os usuários e equipe. A equipe estava satisfeita com o trabalho dos médicos estrangeiros do PMM e avaliaram positivamente a prática clínica, a integração e a relação com os demais membros das equipes.
Objetivos: Avaliar o Programa Mais Médicos no município de São Lourenço do Sul, RS
Tipo de pesquisa: Outro
: Quantitativa
Abrangência: Municipal
Cidade / Município: São Lourenço do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Data de início: 22/08/1970
Equipe de pesquisadores: Wachs, Louriele Soares
Fonte de Financiamento: Próprio
Taxonomia PMM: Avaliação do Programa
Verificar a percepção dos trabalhadores sobre o relacionamento e integração com a equipe e usuários.Investigar a participação dos médicos no processo de trabalho.Identificar barreiras na linguagem.