Your browser doesn't support javascript.

Plataforma de Conhecimentos

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação das atividades de supervisão nos Programas de provimento de médicos na Bahia / Evaluation of supervision activities in the Physician's Programs in Bahia

Vieira, Mariângela Costa.
Campinas; s.n; 2017. tab, mapas.
Tese e Dissertações em Português | Coleciona SUS (Brasil) | ID: sus-35788
O Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) foi criado em 2011 com o objetivo de minimizar a má distribuição de médicos no território nacional e a aposta do governo seguiu com a criação do Programa Mais Médicos (PMM) em 2013. O PROVAB e PMM propõem, para além de ofertar provimento de profissionais para atuação na AB, uma oferta pedagógica, em que uma das frentes é a supervisão. A supervisão médica ocorre com visitas uma vez ao mês, in loco e têm como objetivo acompanhar e apoiar, de forma permanente e longitudinal, o médico participante do programa. O supervisor deve se utilizar de dispositivos para o suporte necessário e singular aos médicos participantes do Projeto, a fim de fortalecer competências para o desenvolvimento de ações na Atenção Básica. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a atividade de supervisão aos médicos dos programas de provimento médico do governo federal na perspectiva da integralidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a técnica empregada para a coleta de dados foi a realização de entrevistas abertas com médicos vinculados aos programas e supervisores, na Bahia. Utilizou-se como técnica a análise temática e os dados obtidos foram organizados em dois núcleos de sentido, quatro temas e sete categorias. Os resultados evidenciaram, como potencialidades, contribuições na qualificação do cuidado integral, na organização processo de trabalho e a função de apoiador da prática de supervisão aos médicos. Algumas foram as dificuldades apresentadas no processo de supervisão. Uma delas em relação ao formato, frequência das visitas de supervisão e organização local da supervisão do PMM. Outro achado deste trabalho foi a importância de pensar onde os pés pisam, referindo-se à necessidade da experiência na APS para a prática da supervisão...(AU)
he Program of Basic Care Valorization (Programa de Valorização da Atenção Básica, PROVAB) was created in 2011 to minimize the bad distribution of doctors in the country, and the government improved on this initiative with the Mais Médicos Program (PMM) in 2013. PROVAB and PMM claims to aim to not only provide professionals for Basic Care, but also focus on supervision. Medical supervision happens with monthly visits in loco focusing on monitoring and supporting, permanently and longitudinally, the professional who is a part of the program. The supervisor must grant the kind singular support the doctors in the programs need in order to strengthen their ability to develop actions in Basic Care. This research aims to evaluate the supervision of the doctors in these staff provision programs of the federal government focusing on wholeness. It is a qualitative research and data was collected through open interviews with doctors who participate in these programs as well as with supervisors in the state of Bahia. Thematic analysis was used and the data obtained was organized in two unities of meaning, four themes, and seven categories. Results show as potentialities contributions to qualifying integral care and to organizing the work process as well as supportive practices in medical supervision. (AU)
Biblioteca responsável: BR1.1