Your browser doesn't support javascript.
loading
Atuação da enfermagem na implantação das residências terapêuticas para pessoas com transtorno psiquiátrico no município de Duque de Caxias-RJ (2004-2011) / Nursing actuations in the implantation of therapeutics residences for people with psychiatric disorder in the municipality of Duque de Caxias-RJ (2004-2011)
Rio de Janeiro; s.n; fev. 2017. 123 f p.
Thesis in Portuguese | LILACS, BDENF - Nursing | ID: biblio-846536
Responsible library: BR442.1
Localization: BR442.1; T807 EEAN
RESUMO
A Reforma Psiquiátrica brasileira reconfigurou a assistência à pessoa com sofrimento psíquico e impôs a necessidade de criação de dispositivos terapêuticos, em substituição ao modelo manicomial. Nesse contexto são criadas as Residências Terapêuticas. No entanto, o seu processo de implantação é complexo, cuja participação da enfermagem é significativa. Os objetivos do estudo são descrever as circunstâncias de criação das Residências Terapêuticas no município de Duque de Caxias- RJ e discutir a participação da enfermagem no processo de implantação das Residências Terapêuticas em Duque de Caxias- RJ.

Metodologia:

estudo histórico-social, cujas fontes primárias constituíram-se de leis, decretos, portarias e relatórios, além de depoimentos orais de profissionais envolvidos nesse processo. O recorte temporal foi de 2004 a 2011. As informações colhidas foram organizadas, classificadas e analisadas conforme o método histórico, com apoio da literatura sobre o tema. Além destes, foram utilizados para fundamentar a análise os conceitos que nortearam a Reforma Psiquiátrica desospitalização, desinstitucionalização, reinserção social, reabilitação psicossocial e cidadania.

Resultados:

pode-se inferir que a implantação das Residências Terapêuticas representou um processo complexo onde se evidenciou a participação da enfermagem no planeamento, coordenação e implantação das residências terapêuticas no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro- Brasil, onde a atuação do enfermeiro se deu também através da participação em dispositivos extra-hospitalares que compõem a rede de atenção à saúde mental no município de Duque de Caxias.

Conclusão:

a participação da enfermagem na implantação enquanto elo entre as Residências e a rede de apoio foi fundamental e imprescindível para o êxito desta política e para o resgate da cidadania e autonomia do usuário.(AU)
Subject(s)

Full text: Available Collection: International databases Database: BDENF - Nursing / LILACS Main subject: Psychiatric Nursing / Mental Health / Nurse's Role / Psychiatric Rehabilitation Type of study: Prognostic study Limits: Humans Language: Portuguese Year: 2017 Document type: Thesis
Full text: Available Collection: International databases Database: BDENF - Nursing / LILACS Main subject: Psychiatric Nursing / Mental Health / Nurse's Role / Psychiatric Rehabilitation Type of study: Prognostic study Limits: Humans Language: Portuguese Year: 2017 Document type: Thesis
...