Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional de la BVS

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mas contactos

Enviar resultado
| |

Atuação da enfermagem na implantação das residências terapêuticas para pessoas com transtorno psiquiátrico no município de Duque de Caxias-RJ (2004-2011) / Nursing actuations in the implantation of therapeutics residences for people with psychiatric disorder in the municipality of Duque de Caxias-RJ (2004-2011)

Rio de Janeiro; s.n; fev. 2017. 123 f p.
Tesis en Portugués | BDENF - Enfermería | ID: biblio-846536
Presentada en Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtención del grado de Mestre. Tutor: Almeida Filho, Antônio José de.
A Reforma Psiquiátrica brasileira reconfigurou a assistência à pessoa com sofrimento psíquico e impôs a necessidade de criação de dispositivos terapêuticos, em substituição ao modelo manicomial. Nesse contexto são criadas as Residências Terapêuticas. No entanto, o seu processo de implantação é complexo, cuja participação da enfermagem é significativa.

OS OBJETIVOS DO ESTUDO SÃO:

descrever as circunstâncias de criação das Residências Terapêuticas no município de Duque de Caxias- RJ e discutir a participação da enfermagem no processo de implantação das Residências Terapêuticas em Duque de Caxias- RJ.

METODOLOGIA:

estudo histórico-social, cujas fontes primárias constituíram-se de leis, decretos, portarias e relatórios, além de depoimentos orais de profissionais envolvidos nesse processo. O recorte temporal foi de 2004 a 2011. As informações colhidas foram organizadas, classificadas e analisadas conforme o método histórico, com apoio da literatura sobre o tema. Além destes, foram utilizados para fundamentar a análise os conceitos que nortearam a Reforma Psiquiátrica: desospitalização, desinstitucionalização, reinserção social, reabilitação psicossocial e cidadania.

RESULTADOS:

pode-se inferir que a implantação das Residências Terapêuticas representou um processo complexo onde se evidenciou a participação da enfermagem no planeamento, coordenação e implantação das residências terapêuticas no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro- Brasil, onde a atuação do enfermeiro se deu também através da participação em dispositivos extra-hospitalares que compõem a rede de atenção à saúde mental no município de Duque de Caxias.

CONCLUSÃO:

a participação da enfermagem na implantação enquanto elo entre as Residências e a rede de apoio foi fundamental e imprescindível para o êxito desta política e para o resgate da cidadania e autonomia do usuário.(AU)
Biblioteca responsable: BR442.1
Ubicación: BR442.1; T807 EEAN