Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional de la BVS

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mas contactos

Enviar resultado
| |

Conversação sobre a morte no processo de cuidar: uma contribuição para a formação do enfermeiro / Talking about death in the caring process: a contribution to the formation of the Nurse

Rio de Janeiro; s.n; maio 2017. 156 f p. ilus, graf, tab.
Tesis en Portugués | BDENF - Enfermería | ID: biblio-846666
Presentada en Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtención del grado de Doutor. Tutor: Ferreira, Márcia de Assunção.
O objeto é a morte e o processo de morrer nas experiências de vida e de formação profissional de estudantes de enfermagem.

OBJETIVO GERAL:

Propor uma tecnologia de processo de ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro sobre a morte e o processo de morrer.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar os sentidos atribuídos à morte e ao processo de morrer pelo estudante de graduação; caracterizar suas dificuldades em lidar com o processo de morte e morrer e aos respectivos cuidados; analisar a aplicabilidade da tecnologia aplicada no ensino sobre a morte e ao morrer.

MÉTODO:

Pesquisa qualitativa, participativa e de validação da tecnologia aplicada.Campo: universidade pública, federal, na cidade do Rio de Janeiro.Participantes: estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem.Critérios de inclusão: matrícula ativa, a partir do sexto período; de exclusão: estar afastado das atividades do curso. Participaram 25 estudantes, divididos em três grupos.Produção de dados: questionário sobre o perfil sócio-econômico-demográfico e cultural dos participantes; tecnologia de processo de ensino composta por desenho relacionado à temática; simulação de cuidado em caso de morte; grupo focal; observação participante.Avaliação: formulário e Escala de Medo da Morte de Collet-Lester (EMMC-L) em pré e pós-teste.Registros: áudio e fotográfico. Encerramento por saturação teórica e empírica.Análise: Dados do perfil por estatística descritiva/percentual; dados textuais por análise temática de conteúdo; dados da EMMC-L pelo software IBM® SPSS® Statistics for Windows, versão 24.

CONCLUSÃO:

A morte se relaciona a crenças religiosas, tristeza pela perda e ansiedade pela morte dos pacientes. Os cuidados mais evidentes foram: com o corpo, família e aspectos religiosos, ampliação do conhecimento real dos estudantes sobre o tema, reduzindo informações fragmentadas e/ou imaginárias que ampliam a preocupação com a morte, aguçamento da percepção dos sentimentos e crenças pessoais que influenciam comportamentos no cuidado. Houve diminuição do medo da morte de si e do outro. A tecnologia de processo de ensino mostrou ser um recurso potente para a aprendizagem sobre o cuidar no processo de morte-morrer, viabilizando a educação para a morte, com ampliação do conhecimento sobre o cuidado de si e o cuidado do outro relacionado ao fim de vida.(AU)
Biblioteca responsable: BR442.1
Ubicación: BR442.1; D383 EEAN