Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional de la BVS

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mas contactos

Enviar resultado
| |

O centro de atenção psicossocial como espaço de afirmação do habitus profissional do enfermeiro na saúde mental do município de Volta Redonda / The center of psychosocial attention as a spaceof affirmation of professional habitus of the nurse in mental health of the VoltaRedonda municipality

Rio de Janeiro; s.n; jan. 2017. 153 f p. tab, graf.
Tesis en Portugués | LILACS | ID: biblio-846933
Presentada en Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtención del grado de Doutor. Tutor: Almeida Filho, Antonio José de.

Resumen

Esta pesquisa tem como objeto as Estratégias de atuação dos enfermeiros, no âmbito dos CAPS para adulto, para o desenvolvimento da Reforma Psiquiátrica, no município de Volta Redonda ­ RJ Recorte temporal: 1995-2002. Possui como objetivos: Descrever o processo de implantação dos CAPS no município de Volta Redonda ­ RJ. Analisar a atuação do enfermeiro no funcionamento dos CAPS na perspectiva da Reforma Psiquiátrica. Discutir as estratégias de atuação dos enfermeiros, através dos CAPS, para o desenvolvimento da Reforma Psiquiátrica, no município de Volta Redonda ­ RJ. Tese: A Reforma psiquiátrica no município de Volta Redonda, iniciada através da intervenção na Casa de Saúde Volta Redonda, em 1994, demandou dos enfermeiros dispor de estratégias de atuação com vistas a melhor evidenciar sua importância nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para adultos do município. Os enfermeiros que atuavam nesses CAPS já possuíam um habitus profissional condizente com uma concepção biopsicossocial. Contudo, tal habitus profissional foi reafirmado nesses dispositivos, na medida em que foram desenvolvidas estratégias de atuação, condizente com as diretrizes da Reforma Psiquiátrica, importantes na luta por uma melhor posição social nesses CAPS. Tais estratégias se deram tanto na perspectiva assistencial interdisciplinar quanto nos estágio supervisionados do curso de graduação em enfermagem que ocorriam nesses dispositivos. Metodologia: Estudo histórico social, descritivo, exploratório, com utilização de fontes primarias e secundárias e realização de 14 entrevistas orais. Os dados foram iluminados pelos conceitos de habitus; campo; poder, luta e violência simbólicos; capital simbólico; capital científico e capital social, tal como formulados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, que concebe a "história social das formas simbólicas". Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, através da Plataforma Brasil, de acordo com a Resolução 466/2012, cuja data de aprovação foi 29/04/2015, com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 44141614.0.0000.5238, para posteriormente se dar a coleta de dados. Resultados: Deste estudo emergiram duas categorias que envolvem a saber: Conjuntura assistencial em Volta Redonda: antecedentes sócio-políticos, e históricos, constituintes de um novo modelo em saúde mental no munícipio; Estratégias empreendidas pelos enfermeiros nos CAPS de Volta Redonda: ações frente o movimento de Reforma Psiquiátrica no município Conclusão: Houve a criação de dois CAPS para adulto durante o recorte temporal, nos quais os enfermeiros tiveram diversas estratégias para afirmação do seu habitus profissional para atuar em saúde mental visando atender os princípios da Reforma Psiquiátrica.(AU)
Biblioteca responsable: BR442.1
Ubicación: BR442.1; D366 EEAN