Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional de la BVS

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mas contactos

Enviar resultado
| |

PESQUISA QUALITATIVA: CONCEITOS IMPORTANTES E BREVE REVISÃO DE SUA APLICAÇÃO À GERIATRIA/GERONTOLOGIA / Qualitative research: key concepts and a brief overview of its application in geriatrics/gerontology

Geriatr., Gerontol. Aging (Impr.); 11(1): 4-9, jan.-mar. 2017.
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-849230

INTRODUÇÃO:

Este artigo faz parte de uma série especial destinada a contribuir para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de profi ssionais de saúde. A proposta é rever a importância, a metodologia e a aplicabilidade da pesquisa qualitativa.

OBJETIVO:

Discutir a metodologia de pesquisa qualitativa, seus critérios de validade, seu rigor científi co e sua aplicabilidade na área de saúde, com enfoque na geriatria/gerontologia.

MÉTODOS:

Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura (PubMed.gov ­U.S. National Library of Medicine/National Institute of Health) no intuito de detectar artigos relevantes na temática proposta.

RESULTADOS:

A pesquisa qualitativa tem crescido bastante na área de saúde devido à sua capacidade única de explorar de forma sistemática e completa questões a serem estudadas. Ela proporciona um conhecimento mais profundo para a interpretação de fenômenos, experiências e comportamentos e o signifi cado deles na vida das pessoas estudadas ­ elementos esses não explorados nos métodos quantitativos.

CONCLUSÃO:

A abordagem qualitativa possui rigor científi co similar à pesquisa quantitativa e consegue aprofundar o entendimento do comportamento do participante de forma mais holística ­ o que é extremamente relevante na área de geriatria/gerontologia.
Biblioteca responsable: BR1946.9