Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional de la BVS

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Confiabilidade e praticabilidade do Modelo de Mauro & Mauro na aplicabilidade da Norma Regulamentadora NR-32 em Enfermagem / Reliability and practicability of Mauro & Mauro' Model in the applicability of the Brazilian Regulatory Standard 32 (RS 32) in Nursing

Rio de Janeiro; s.n; 2018. 81 p.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF - Enfermería | ID: biblio-948544
Presentada en Universidade do Estado do Rio de Janeiro para obtención del grado de Mestre. Tutor: Mauro, Maria Yvone Chaves.
O objeto deste estudo trata das propriedades psicométricas de um instrumento de coleta de dados sobre a aplicabilidade da NR-32 no trabalho de enfermagem. Objetiva-se avaliar as propriedades psicométricas de um instrumento de coleta de dados sobre a aplicabilidade da NR-32, em conformidade com a norma, a partir das adequações advindas dos resultados de sua aplicação como teste piloto, de modo a responder ao seguinte problema de pesquisa: "É possível criar um instrumento confiável e válido para indicar a aplicabilidade da NR-32 nos serviços de saúde?". Estudo do tipo metodológico, envolvendo investigações dos métodos de obtenção, organização e análise de dados, através da avaliação do instrumento e técnicas de pesquisa. As propriedades psicométricas confiabilidade e praticabilidade foram avaliadas após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob o parecer número 2.031.013. Contou com a participação de 137 profissionais de enfermagem. A confiabilidade foi avaliada por meio da consistência interna e estabilidade, com resultados satisfatórios de consistência interna (alfa de Cronbach = 0,928) e estabilidade teste-reteste (Coeficiente de Correlação Intraclasse = 0,70) para o instrumento como um todo. Quanto à estabilidade teste-reteste em relação às subescalas, observaram-se valores de ICC entre 0,63 e 0,82, cuja estabilidade é considerada entre moderada e alta. A praticabilidade indicou que o instrumento foi considerado importante em relação ao seu conteúdo, apesar de exaustivo devido à sua grande extensão. O escore do instrumento em sua totalidade sobre o conhecimento médio dos participantes em relação ao conteúdo do questionário (59,44) foi indicativo de que os trabalhadores reconhecem importantes aspectos relacionados à Norma Regulamentadora 32 e ao seu cumprimento, porém necessitam de educação / treinamento permanentes para o alcance deste objetivo. Assim, o instrumento foi considerado confiável para utilização em serviços de saúde, contudo recomenda-se o aprofundamento do estudo das propriedades psicométricas de verificação da validade. Espera-se que futuras utilizações deste instrumento confiável contribuam, de maneira satisfatória, para os gestores de saúde identificarem tendências e possibilidades de eventos danosos à saude, de modo a permitir a manutenção de ambientes favoráveis de trabalho, bem como a redução dos níveis de acidentes e a consequente diminuição das taxas de absenteísmo e melhora das condições de trabalho.
Biblioteca responsable: BR1366.1
Ubicación: BR1366.1, TE682, S749; 614.253.5