Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional de la BVS

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Confiando na experiência: perspectiva de mulheres que pariram em domicilio acompanhadas por enfermeira obstétrica / Relying on experience: perspective of women who gave birth at home accompanied by obstetric nurse

Rio de Janeiro; s.n; 2018. 96 p.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF - Enfermería | ID: biblio-965005
Presentada en Universidade do Estado do Rio de Janeiro para obtención del grado de Mestre. Tutor: Vargens, Octavio Muniz da Costa.
Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, com a utilização da Grounded Theory, na perspectiva do Interacionismo Simbólico. O objetivo geral foi: analisar a concepção de segurança do parto, a partir do processo de interação social de mulheres que pariram em domicílio acompanhadas por uma enfermeira obstétrica, e os significados por ela atribuídos. Foram objetivos específicos: identificar os fatores que atribuíram segurança no parto entre mulheres que tiveram seu parto acompanhado no domicílio por enfermeiras obstétricas e analisar a experiência de segurança no parto para mulheres que pariram acompanhadas por enfermeira obstétrica. O estudo procedeu-se no município do Rio de Janeiro, mediante a seleção e convite às mulheres através rede social Facebook, no grupo de mulheres/mães Santa Mãe. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas no ambiente domiciliar das participantes. Apenas uma foi realizada em ambiente público. A coleta e análise dos dados aconteceram no período de março a setembro de 2017, observando as exigências da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Foram formados quatro grupos amostrais, com mulheres que pariram no domicílio, pelo menos uma vez, acompanhadas por enfermeira obstétrica. Da análise comparativa constante dos dados emergiram três categorias: Querendo parir naturalmente; Decidindo pelo parto domiciliar planejado com enfermeira obstétrica e Definindo uma enfermeira obstétrica experiente. Essas categorias, em sua articulação, levaram à identificação da categoria central que norteia o modelo teórico explicativo como sendo: Confiando na experiência da enfermeira como critério de segurança na escolha por um parto domiciliar planejado. Evidenciou-se que a concepção de segurança relacionada à confiança, no parto domiciliar planejado, se origina através das relações e interações que as mulheres desenvolvem com os objetos sociais, com os fenômenos e com as outras pessoas, no âmbito de seu núcleo social. O contexto em que as mulheres parecem encontrar segurança é o ambiente domiciliar por este ser mais propicio ao aprimoramento da confiança e vínculo na relação com a enfermeira. A sensação de parir em domicilio está atrelada à noção de pertencimento e protagonismo no seu parto. Com isso, este estudo nos mostra que a relação de confiança entre a mulher e a enfermeira obstétrica, bem como o respeito por suas escolhas e a manutenção do seu protagonismo, proporcionaram segurança no parto domiciliar planejado. A concepção de segurança no parto para as mulheres significou estar em um ambiente de protagonismo. As enfermeiras obstétricas são profissionais capacitadas em compartilhar com as mulheres, seus conhecimentos a respeito da fisiologia do trabalho de parto e parto, e do uso de tecnologias não-invasivas de cuidado, permitindo, assim, a participação delas na construção de seu protagonismo e empoderamento.
Biblioteca responsable: BR1366.1
Ubicación: BR1366.1, TE721, S587; 614.253.5