Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O impacto das condições e jornada de trabalho na saúde dos trabalhadores de enfermagem / El impacto de las condiciones y jornada laboral en la salud de los trabajadores de enfermería / The impact of the conditions and working hours on workers' health nursing

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 4(4): 2867-2873, out.-dez. 2012. tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-23745
Identificar as evidências disponíveis na literatura sobre as condições e a jornada de trabalho impactando na saúde dos trabalhadores de enfermagem.

MÉTODO:

Revisão integrativa da literatura nas bases de dados eletrônicas: LILACS, IBECS, BEDENF, e MEDLINE.Foram utilizados os descritores: condições de trabalho, enfermagem, jornada de trabalho e saúde do trabalhador, com recorte temporal entre os anos de 2005 a 2010.

RESULTADOS:

Agrupando os descritores foram selecionados sete artigos que serviram de base para realização do estudo. Para analisar os dados encontrados, utilizamos a leitura interpretativa e análise temática.Emergiram as categorias: O desgaste físico, mental e social dos trabalhadores de enfermagem e os trabalhadores de enfermagem negligenciando o cuidado de si.

CONCLUSÃO:

As condições de trabalho inadequadas refletem na saúde dos profissionais de enfermagem e na qualidade da assistência prestada. O cansaço decorrente das duplas jornadas de trabalho impede esses profissionais de exercerem suas atribuições de modo eficaz.(AU)
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1