Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Infecção relacionada a cateter venoso central: indicador de qualidade da assistência em oncologia / Infección con respecto al catéter venosa central: indicadores de calidad de la atención en oncología / Infection related to central venous catheter: indicator of quality of care in oncology

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 5(3): 373-385, jul.-set. 2013. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-24862

OBJETIVO:

Fundamentar “infecção relacionada a cateter venoso central de longa-permanência” como indicador de qualidade da assistência de enfermagem em oncologia e identificar indicadores de processo correlacionados.

MÉTODOS:

Levantamento exploratório em uma unidade de internação clínica oncológica, sendo investigadas variáveis clínicas, terapêuticas e relativas aos cateteres e cuidados de enfermagem. Através do cálculo da razão de prevalências foram analisados elementos intervenientes no desempenho do indicador de resultado avaliado.

RESULTADOS:

Processos associados ao risco de infecção foram: periodicidade da renovação de curativos, manutenção da permeabilidade do cateter, manutenção do sistema de infusão fechado e atenção a sinais flogísticos.

CONCLUSÃO:

Ações de prevenção de infecção estiveram contidas no espectro de ações do enfermeiro, corroborando-se o uso do indicador infecção relacionadas a cateter venoso central de longa-permanência, como importante medida a ser gerenciada em unidades de internação oncológica.(AU)
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1