Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tecnologias da informação e comunicação e a prevenção de agravos - revisão da literatura / Tecnologías de la información y la comunicación y la prevención de enfermedades - revisión de la literatura / Information and communication technology and the prevention of diseases - literature review

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 5(4): 424-430, out.-dez. 2013.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-24951

OBJETIVO:

Analisar a produção cientifica quanto ao atendimento de enfermagem por contato telefônico como contribuição para a promoção da saúde e prevenção de doenças da clientela.

MÉTODO:

este estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura, tendo sido acessada a Biblioteca Virtual da Saúde cujos resultados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Foram identificadas 46 produções, sendo que três estavam disponíveis online na integra e articuladas à temática. As produções científicas apontaram para um resultado positivo em relação ao uso da telenfermagem. Contudo, o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação é mais evidente em pacientes que apresentam alguma doença crônica.

CONCLUSÃO:

A telenfermagem contribui para a prevenção de doenças, proteção específica, diagnóstico precoce, tratamento e assistência social da clientela, sempre tendo por referência uma doença. Reconhece-se que a telenfermagem poderá ser mais efetiva quando associada a outros tipos de Tecnologia da Informação e Comunicação.(AU)
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1