Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil sociocultural de mulheres que vivenciaram violência sexual em uma unidade hospitalar de referência / Perfil sociocultural de mujeres que vivieron violencia sexual en una unidad hospitalaria de referencia / Socio-cultural profile of women who have experienced sexu al violence in a hospital unit of reference

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 6(4): 1445-1454, out.- nov. 2014.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-25834

OBJETIVOS:

Caracterizar e analisar o perfil sociocultural das mulheres que vivenciaram violência sexual que foram atendidas numa unidade de referência vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

MÉTODO:

descritivo, exploratório na abordagem quantitativa. Os dados foram coletados entre novembro de 2011 a março de 2012, totalizando 157 prontuários.

RESULTADOS:

a maioria das mulheres violentadas é jovem, de cor branca, solteira, escolaridade nível médio e possui alguma forma de renda financeira.

CONCLUSÃO:

Os dados corroboram o fato de a violência sexual incidir em todos os níveis de escolaridade e em todas as classes sociais. Conhecer a realidade dessas mulheres é fundamental para uma assistência integral e humanizada. As propostas de cuidar devem ser formuladas tanto a partir das características socioculturais das mulheres, como de uma construção conjunta entre profissionais e clientela.(AU)
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1