Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bullying na concepção de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Bullying en la concepción de estudiantes de la educación básica de una escuela pública / Bullying in the conception of middle school students in a public school

Rev. enferm. UFSM; 5(3): 444-453, jul.-set. 2015.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-27641

OBJETIVO:

identificar a concepção de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública acerca do bullying.

MÉTODO:

trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa. Foi desenvolvida com 13 estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Ceará, durante o ano de 2013, o qual se utilizou da observação participante e entrevista estruturada para coleta de informações. A pesquisa respeitou os princípios éticos e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

RESULTADOS:

os estudantes relacionavam o bullying às agressões e atitudes intimidatórias realizadas na escola, desconheciam os personagens e tipos deste fenômeno, sendo que a maioria deles já havia sofrido agressões verbais. Visto a dimensão deste fenômeno é necessário incorporar profissionais do setor saúde para atuarem no ambiente escolar.Considerações Finais: embora os sujeitos tivessem uma concepção prévia sobre bullying, esta era pouco fundamentada nas experiências do cotidiano escolar. (AU)
Biblioteca responsável: BR568.1
Localização: BR568.1