Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Infecção de sítio cirúrgico: ações preventivas da comissão de controle de infecção hospitalar / Cirurgical site infection: preventive actions of the commission of hospital infection control

Rev. enferm. UFPE on line; 5(5): 1180-1186, Jul. 2011. ilus
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-31549

OBJETIVO:

identificar as ações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de um hospital escola para prevenir e controlar a infecção de sítio cirúrgico (ISC).

METODOLOGIA:

estudo exploratório, descritivo, quanti-qualitativo, cuja amostra foi constituída por cinco profissionais que atenderam aos seguintes critérios: ser membro efetivo da CCIH e aceitar participar do estudo. A coleta de dados ocorreu em junho de 2009, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do hospital investigado, com o parecer nº 026/2009, por meio de um questionário semiestruturado contendo questões objetivas e subjetivas. Os dados foram analisados estatisticamente, e através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.

RESULTADOS:

a pesquisa evidenciou que não há um Manual de Normas e Rotinas disponibilizado para os profissionais do referido hospital, bem como não existe a socialização da incidência de ISC aos profissionais atuantes no Centro Cirúrgico, atribuições estas previstas como competências da CCIH pela Portaria MS Nº 2616/98.

CONCLUSÃO:

observa-se a necessidade de implantar atividades educativas desenvolvidas pela CCIH, que incluam a atualização das normas e de rotinas, e a exposição da incidência de ISC, com a finalidade de reduzir os casos desse tipo de infecção e permitir o aperfeiçoamento técnico dos profissionais atuantes no centro cirúrgico. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1