Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nascer em Porto Alegre: a realidade obstétrica na capital gaúcha / Being born in Porto Alegre: obstetrical reality in the capital of Rio Grande do Sul

J. nurs. health; 7(1): 38-49, Dec.2017.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-31752

OBJETIVO:

descrever a realidade obstétrica no município de Porto Alegre.

MÉTODO:

pesquisa descritivaexploratória realizada no percurso de uma tese de doutorado. Foram utilizados dados a partir dobanco do DATASUS, da Agência Nacional de Saúde Suplementar e do Observatório da cidade de PortoAlegre. Foi realizada uma análise descritiva sobre a realidade obstétrica.

RESULTADOS:

Observou-seuma cobertura adequada de pré-natal. Identificou-se um percentual de cesarianas nas instituiçõesprivadas de até 86%. Ressalta-se que onde as condições de vida são as melhores os percentuais decesariana variaram de 71% (Centro) até 56% (Cristal), identificando o componente socioeconômicodeterminante.

CONCLUSÕES:

na realidade da capital gaúcha dependendo de onde a mulher mora podeseconsideravelmente cogitar o tipo de parto que ela terá. Quanto melhor a qualidade de vida edependendo da região de moradia ela possui maiores chances de ter seu filho por via cirúrgica.(AU)
Biblioteca responsável: BR1060.1