Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Participatory planning and quality assessment: contributions of a nursing management technology / Planificación participativa y evaluación de la calidad: contribuciones de una tecnología de gestión en enfermería / Planejamento participativo e avaliação da qualidade: contribuições de uma tecnologia de gestão em enfermagem

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 23(2): e20180330, 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1001964

RESUMO OBJETIVO:

Analisar resultados do planejamento participativo e indicadores de avaliação da qualidade da assistência de enfermagem, em unidade de internação hospitalar com utilização de uma tecnologia de gestão.

MÉTODO:

Pesquisa Convergente Assistencial articulando investigação e intervenção na prática. Desenvolvida em hospital do sul do Brasil no período abril a agosto de 2016. Realizado planejamento e avaliação da qualidade com recursos da tecnologia PRAXIS®.

RESULTADOS:

No planejamento participativo, realizou-se levantamento de necessidades/problemas elencados por 33 profissionais, seguido de 5 oficinas, onde foram definidas missão, princípios orientadores e 4 problemas prioritários, resultados esperados, objetivos e planos de atividades. Para avaliação da qualidade, utilizou-se dois indicadores: satisfação e notificação de eventos adversos. Realizadas 101 avaliações com pacientes e/ou familiares predominando "ótima ou boa". Os eventos adversos, 28 registros, predominando os erros de medicação.

CONCLUSÃO:

Planejamento participativo e avaliação da qualidade são fundamentais para melhoria da gestão dos serviços de enfermagem e a aplicação do PRAXIS® constituiu-se em recurso útil.
Biblioteca responsável: BR21.1