Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunicação eletrônica entre profissionais de saúde na assistência ao paciente: revisão integrativa / Electronic communication between health professionals in patient assistance: integrative review / Comunicación electrónica entre profisionales de salud em la asistencia al paciente: revisión integrativa

Rev. SOBECC; 24(2): 99-106, abr-.jun.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1006174

OBJETIVO:

Analisar a literatura científica a respeito da comunicação por meios eletrônicos entre profissionais de saúde.

MÉTODO:

Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados e/ou portais PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Cochrane, até agosto de 2018, com descritores combinados, que respondem à pergunta norteadora: "Como ocorre a comunicação eletrônica entre os profissionais de saúde na assistência ao paciente? ”.

RESULTADOS:

Seis artigos foram incluídos, publicados de 2011 a 2016, no idioma Inglês. Os recursos foram smartphone, pager e tablet. Os aplicativos utilizados foram WhatsApp, Medigram e Serviço de Mensagens Curtas (SMS). Agilidade, facilidade de uso e auxílio na tomada de decisão foram as vantagens encontradas no uso desse recurso na comunicação dos profissionais; dentre as desvantagens estão ausência de privacidade e de confidencialidade das informações, interrupções na assistência e inabilidade no uso do recurso tecnológico.

CONCLUSÃO:

O uso de aplicativos para troca de mensagens e comunicação interdisciplinar de fato proporciona agilidade na comunicação, mas a confidencialidade desses dados ainda é uma questão a ser tratada. Assim, cabe ao enfermeiro conduzir a comunicação com os demais profissionais, preservando a privacidade do paciente.
Biblioteca responsável: BR2499