Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação histórica das políticas públicas de saúde infantil no Brasil: revisão integrativa / Historical evaluation of children's public health policies in Brazil: integrative review

Rev. Ciênc. Plur; 5(1): 71-88, jun. 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - Odontologia | ID: biblio-1007352

INTRODUÇÃO:

Durante a trajetória histórica que envolve a política de saúde infantil no Brasil, houve pontos positivos e negativos no processo de cuidar, implementado por meio das políticas públicas. Nesse sentido, em vários anos e décadas, foram propostas diretrizes novas que vão ao encontro de uma assistência qualificada à saúde da criança.

OBJETIVO:

Analisar a trajetória histórica das políticas de saúde infantil no Brasil verificando as tendências do coeficiente de mortalidade infantil.

MÉTODO:

Revisão integrativa consolidada a partir de pesquisa realizada em documentos de domínio público, disponíveis em formato digital na rede de internet. Foram coletados dados sobre a saúde infantil do período de 1930 a 2016.

RESULTADOS:

Entre 1930 e 2015 observa-se uma redução na taxa de mortalidade infantil e melhoria na economia do país, além da implantação de várias políticas com ações voltadas diretamente com o objetivo desta redução. Porém, em 2016, um ano após a implantação da última política infantil, observou-se um aumento com 10,2% na taxa de mortalidade infantil referente ao ano anterior.

CONCLUSÕES:

Dessa forma, este estudo mostra que nos últimos 80 anos a taxa de mortalidade infantil vem reduzindo concomitantemente com o aumento de implantações de políticas. Todavia, foi possível ver que ainda se faz necessário melhorias e uma atenção mais direcionada a esta parte da população (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1