Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Escaneamento digital e prototipagem 3d para confecção de laminados cerâmicos: relato de caso clínico / Digital Scanning and 3D Prototyping for Ceramic Laminate Confection: Clinical Case

Rev. Ciênc. Plur; 5(1): 113-123, jun. 2019. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - Odontologia | ID: biblio-1007364

INTRODUÇÃO:

lentes de contato dentais podem ser uma excelente opção para correção de cor, forma, tamanho e posicionamento dental. Entretanto é umtratamentoque requer várias etapas laboratoriais com riscos de distorções nas etapas de moldagem e vazamento do modelo. Desta forma, desadaptações dos laminados em boca podem ser frequentes.

OBJETIVO:

relatar um caso clínico de nove laminados cerâmicos em que foi empregado o escaneamento digital, troquelização virtual e prototipagem do modelo em 3D.

MÉTODO:

paciente do gênero feminino, 59 anos, buscou atendimento odontológico queixando-se de desproporcionalidade dentária ao sorrir. Ao exame clínico foi observada uma inclinação maxilar que causava aquela desarmonia. Foi proposta a confecção de laminados cerâmicos para compensar a discrepância óssea bem como melhorar forma, contorno e cromia dentária. Após planejamento digital, confecção do enceramento diagnóstico, mock up, e aceita do planejamento por parte da paciente, iniciaram-se os preparos dentários. Finalizada esta etapa, os dentes foram escaneados (Trios 3Shape), troquelizados e prototipados em impressora 3D. O modelo foi encaminhado ao laboratório que confeccionou as peças protéticas em dissilicato de lítio de forma injetada e maquiada. Por fim, foram realizadas as provas secas, úmidas, ajustes necessários e cimentação dos laminados com cimento resinoso fotopolimerizável.

CONCLUSÃO:

a tecnologia empregada se mostrou eficiente na resolução do caso, sendo uma técnica rápida, que causou pouco desconforto à paciente e oportunizou uma boa adaptação dos laminados cerâmicos (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1