Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências do enfermeiro na promoção da saúde de indivíduos com cardiopatias crônicas / Competencias del enfermero en la promoción de la salud de individuos con cardiopatías crónicas / Nursing competencies in promoting the health of individuals with chronic diseases

Rev. bras. enferm; 69(6): 1195-1203, nov.-dez. 2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-829839

RESUMO OBJETIVO:

identificar as competências do enfermeiro relacionadas à promoção da saúde de indivíduos com cardiopatas crônicas, à luz do Consenso de Galway.

MÉTODO:

revisão integrativa da literatura, com busca de artigos publicados entre os anos de 2010 e 2014, nas bases de dados LILACS, BDENF, IBECS; e no portal PubMed, em fevereiro de 2015. Os 21 artigos selecionados foram analisados de acordo com os oito domínios de competências: Catalisar mudanças, Liderança, Avaliação das necessidades, Planejamento, Implementação, Avaliação do impacto, Defesa de direitos e Parcerias.

RESULTADOS:

todos os domínios de competências foram contemplados nas intervenções do enfermeiro na promoção da saúde de cardiopatas crônicos, sendo o Planejamento e a Avaliação os mais evidenciados.

CONCLUSÃO:

os resultados desta pesquisa destacaram o enfermeiro como agente capaz de operar a gestão do cuidado, com vistas a melhorar articulação deste último com o trabalho e educação e, desta maneira, a assistência à saúde da população.
Biblioteca responsável: BR1.1