Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA E CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO / Technology assessment in the surgical center, post-anesthetic recovery, and central sterile supply department / Evaluación de la tecnología en el centro quirúrgico, recuperación pos anestésica y centro de material y esterilización

Rev. SOBECC; 21(4): 223-228, out.-dez. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-831541

INTRODUÇÃO:

As tecnologias em saúde são essenciais no centro cirúrgico (CC), na recuperação pós-anestésica (RPA) e no centro de material e esterilização (CME). Por isso, há grande pressão para sua incorporação tecnológica, o que demanda alto investimento e elevados custos operacionais.

OBJETIVOS:

Refletir sobre os conceitos e princípios da avaliação de tecnologias em saúde (ATS) e discutir exemplos de sua aplicação no contexto do CC, da RPA e do CME.

RESULTADOS:

A metodologia de ATS permite análise dos impactos clínicos, sociais e econômicos da incorporação de tecnologias, buscando melhorar a qualidade de atendimento e a saúde da população. O Ministério da Saúde tem patrocinado diversas iniciativas para difusão dos princípios de ATS que visam subsidiar os gestores para a tomada de decisão em incorporação tecnológica, tanto no âmbito do sistema de saúde quanto nas instituições hospitalares.

CONCLUSÃO:

A equipe de enfermagem deve, na tomada de decisões, apropriar-se da metodologia de ATS para análise crítica do real benefício das tecnologias do bloco operatório.
Biblioteca responsável: BRI6770.9