Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Custo-efetividade do uso do sistema intrauterino liberador de 52 mg de levonorgestrel (SIU-LNG) versus contraceptivos hormonais de curta duração na prevenção de gravidez não desejada em adolescentes entre 15 e 19 anos sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) / Cost-effectiveness analysis of 52 mg levonorgestrel-releasing intrauterine system (LNG-IUS) versus short-acting hormonal contraceptives in avoiding unintended pregnancy (UP) in 15 to 19 year-old adolescents under the Brazilian Public Healthcare System (SUS)

J. bras. econ. saúde (Impr.); 9(1): http://www.jbes.com.br/images/v9n1/100.pdf, Abril, 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-833571

OBJETIVO:

O objetivo deste trabalho foi avaliar se o uso do sistema liberador de levonorgestrel (SIU- -LNG) Mirena® é custo-efetivo na prevenção de gravidez não planejada em adolescentes, entre 15 e 19 anos, quando comparado aos contraceptivos hormonais de curta duração sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS).

MÉTODOS:

Para avaliação econômica, foi elaborado um modelo de Markov, com ciclos de um ano, que acompanhou as adolescentes ao longo do curso natural do uso do método contraceptivo por um horizonte de tempo de cinco anos. Dados clínicos foram obtidos de revisão da literatura. Custos unitários foram extraídos de bases de dados oficiais. Apenas custos médicos diretos foram contemplados. Custos e benefícios foram descontados a uma taxa de 5% ao ano. Desfechos foram expressos como gravidez não planejada evitada.

RESULTADOS:

Os resultados da análise de custo-efetividade mostraram que SIU-LNG é capaz de gerar economia de recursos com ganho em efetividade quando comparado com os métodos de maior prevalência de uso na adolescência (ACO e ACI). Análises de sensibilidade foram realizadas comprovando os resultados encontrados no caso-base.

CONCLUSÃO:

Levando-se em conta os resultados satisfatórios clínicos e econômicos, SIU-LNG deve ser considerado uma importante opção para evitar a gravidez não planejada na adolescência e todas as suas consequências.
Biblioteca responsável: BR1925.9
Localização: BR600