Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influence of hormonal contraceptives and the occurrence of stroke: integrative review / Influencia de anticonceptivos hormonales y acaecimiento de accidente vascular cerebral: revisión integradora / Influência de anticoncepcionais hormonais e ocorrência de acidente vascular cerebral: revisão integrativa

Rev Bras Enferm; 70(3): 647-655, May-June 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-843682

RESUMO OBJETIVO:

Identificar evidências científicas acerca da influência do uso de anticoncepcionais hormonais na ocorrência do acidente vascular cerebral (AVC).

MÉTODO:

Revisão integrativa da literatura, com pesquisa em bases de dados, utilizando os descritores "contraceptive agents", "contraceptive devices", "contraceptives, Oral" e "stroke". Foram incluídos artigos originais nos idiomas português, espanhol e inglês, publicados na íntegra e disponíveis eletronicamente. Foram excluídos artigos que não respondiam às questões norteadoras e repetidos.

RESULTADOS:

Usuárias de anticoncepcional oral combinado apresentam risco maior de AVC, mesmo com dosagem hormonal menor e diferentes tipos de progestágeno, independente do tempo de uso. A presença associada de tabagismo, hipertensão arterial, enxaqueca, hipercolesterolemia, obesidade e sedentarismo aumenta a chance desse desfecho. Adesivo anticoncepcional e anel vaginal são relacionados ao aumento desse risco.

CONCLUSÃO:

A exposição aos anticoncepcionais hormonais combinados aumenta a chance de ocorrência do evento, exceto o injetável e o transdérmico. Os exclusivos de progestágeno foram considerados seguros.
Biblioteca responsável: BR1.1