Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Association between domestic violence and women's quality of life / Associação entre a violência doméstica e a qualidade de vida das mulheres / Asociación entre la violencia doméstica y la calidad de vida de las mujeres

Rev. latinoam. enferm. (Online); 25: e2901, 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-845337

RESUMO OBJETIVO:

analisar a associação entre a violência doméstica contra a mulher e qualidade de vida.

MÉTODO:

inquérito domiciliar de base populacional, do tipo transversal, realizado com mulheres acima de 18 anos, considerando um plano de amostragem estratificada por bairros. Para análise, foi verificada prevalência de violência doméstica e índice de qualidade de vida e utilizada regressão logística para determinação de associações, com nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

participaram desta pesquisa 424 mulheres que apresentaram prevalência de violência doméstica de 54,4% e índice de qualidade de vida de 61,59. Verificou-se, por meio de regressão logística, que a violência doméstica possui associação com a qualidade de vida das mulheres (p=0,017). As variáveis observadas que influenciam a ocorrência de violência doméstica foram: domínio das relações sociais (p=0,000), oferta de tratamento médico destinado às mulheres (p=0,019) e segurança (p=0,006).

CONCLUSÃO:

o estudo comprovou a evidência de associação entre a violência doméstica contra a mulher e qualidade de vida, situação que reafirma a importância de construir políticas públicas com enfoque na emancipação de gênero.
Biblioteca responsável: BR1.1