Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Gerenciamento do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada com dor oncológica crônica / Management of nursing care to hospitalized child with chronic cancer pain

Rio de Janeiro; s.n; dez. 2016. 185 f p. tab, graf.
Tese em Português | LILACS | ID: biblio-846527
Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Doutor. Orientador: Leite, Joséte Luzia.

Resumo

Os objetivos do estudo foram: compreender os significados que emergem das interações do enfermeiro na prática do gerenciamento do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada com dor oncológica crônica; discutir a complexidade da prática do gerenciamento do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada com dor oncológica crônica; e construir uma matriz teórica substantiva referente à prática do gerenciamento do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada com dor oncológica crônica, na perspectiva do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Estudo de abordagem qualitativa, ancorado no referencial metodológico da Grounded Theory e no referencial teórico do Pensamento Complexo de Edgar Morin. A observação não participante e a entrevista semi estruturada foram as técnicas utilizadas para a coleta de dados, que ocorreu no período compreendido entre setembro de 2014 e junho de 2015. Participaram da pesquisa 21 profissionias de saúde, organizados em três grupos amostrais: o primeiro foi composto por sete enfermeiros; o segundo foi constituído por sete técnicos de enfermagem; e o terceiro foi formado por outros sete profissionais de saúde. A análise dos dados seguiu as etapas de codificação: aberta, axial e seletiva. Os dados foram coletados e analisados após aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - HEMORIO, sob parecer de número 355/14, bem como pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN/HESFA/UFRJ, sob parecer de número 816.736.A análise dos dados culminou na construção de cinco categorias e 17 subcategorias. A articulação das categorias e subcategorias possibilitou o surgimento do fenômeno central da matriz teórica - Gerenciamento do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada com dor oncológica crônica: uma experiência de múltiplas inter-ações. A matriz teórica foi validada por cinco profissionais nos seguintes meses: setembro e outubro de 2016. A tese que se defende é: o enfermeiro ao gerenciar o cuidado de enfermagem à criança hospitalizada com dor oncológica crônica, estabelece complexas estratégias de inter-ação para lidar com a (des)ordem do contexto oncológico pediátrico, visando uma adequada avaliação e manejo da dor, a redução do sofrimento e a promoção da qualidade de vida à criança e ao seu familiar.(AU)
Biblioteca responsável: BR442.1
Localização: BR442.1; D382 EEAN