Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidências da interrelação trabalho/ocupação e hipertensão arterial sistêmica: uma revisão integrativa / Evidence for the work/occupation and systemic hypertension interrelationship: an integrative review / Evidencias de la interrelación del trabajo/ocupación y la hipertensión arterial sistémica: una revisión integrativa

Rev. bras. promoç. saúde (Impr.); 30(1): 102-109, 29/03/2017.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-846859

OBJETIVO:

Identificar evidências na literatura da interrelação entre trabalho/ocupação e o aparecimento da hipertensão arterial sistêmica.

MÉTODOS:

Trata-se de uma revisão integrativa. As bases de dados utilizadas foram: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram encontrados 11 estudos que contemplavam os critérios da pesquisa. Realizou-se a análise e síntese dos dados de forma descritiva e, em seguida, descreveu-se o valor das evidências adotadas para a elaboração da revisão integrativa.

RESULTADOS:

Após revisão integrativa dos artigos, o valor III foi observado em quase a totalidade dos estudos, o que demonstra evidências intermediárias da relação do trabalho com o desenvolvimento da hipertensão.

CONCLUSÃO:

Embora abordado por poucos estudos, identificou-se os efeitos deletérios do trabalho/ocupação no aparecimento da hipertensão arterial sistêmica.
Biblioteca responsável: BR1881.9