Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da síndrome da fragilidade em idosos na atenção primária - Estudo transversal / Analysis of frailty syndrome in primary care - Cross sectional study / Análisis de síndrome del anciano frágil en atención primaria - Estudio transversal

Rev. bras. med. fam. comunidade; 12(39): 1-9, jan.-dez. 2017. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS | ID: biblio-848826

OBJETIVO:

Avaliar a prevalência da síndrome da fragilidade em idosos atendidos na atenção primária à saúde no bairro Jardim Camanducaia, localizado no município de Amparo, SP, Brasil.

MÉTODOS:

Realizou-se um estudo transversal, que incluiu uma amostra de 306 indivíduos de ambos os sexos, com idade de 65 anos ou mais, residentes no bairro Camanducaia em Amparo, SP, Brasil. Foram avaliados os dados referentes ao sexo, idade, doenças crônicas, desempenho cognitivo e o fenótipo da fragilidade, que considera os critérios de força de preensão, velocidade de marcha, nível de atividade física, perda de peso e fadiga.

RESULTADOS:

Verificou-se na amostra o predomínio do sexo feminino (60%). Foram caracterizados como frágeis 21,5% dos pacientes investigados, 71,5% dos idosos foram classificados como pré-frágeis e 6% da amostra foi categorizada como não frágil.

CONCLUSÃO:

Observou-se uma alta prevalência de idosos frágeis e pré-frágeis, e esse achado aponta para a necessidade de avaliação periódica do idoso por uma equipe multidisciplinar. Dessa forma, estaria se fazendo uma prevenção da fragilidade, no intuito de reduzir ou minimizar os desfechos adversos na dimensão na saúde.
Biblioteca responsável: BR1931.9
Localização: BR408.1