Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Educação para a saúde do paciente hospitalizado: um conceito com implicações para o cuidado de enfermagem / Health education for the hospitalized patient: a concept with implications for nursing care

Rio de Janeiro; s.n; fev. 2017. 199 f p. ilus, tab, graf.
Tese em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-849507
Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Doutor. Orientador: Porto, Isaura Setenta.

Resumo

A Educação para a Saúde do Paciente Hospitalizado representa um elemento do cuidado indispensável para a diminuição e a prevenção de agravos à saúde, pois por meio dela é possível vislumbrar um autocontrole por parte dos pacientes e, consequentemente, um aumento da autoestima e da própria independência. Considerando a dificuldade encontrada na literatura acerca dessa temática no cenário hospitalar, há a necessidade de contextualizar os conceitos e as ideias que entremeiam a Educação para a Saúde do Paciente Hospitalizado presente no cuidado de enfermagem. Neste sentido, o objetivo principal desse estudo é: Elaborar o conceito Educação para a Saúde do Paciente Hospitalizado com enfoque no cuidado realizado pelo(a) enfermeiro(a), expresso nas bases literárias e na prática dos enfermeiros. Trata-se de um estudo qualitativo que adota como metodologia as estratégias de Derivação, Síntese e Análise de Conceito propostas por Walker e Avant (2011). A análise dos resultados foi realizada através do software NVivo 11 pro. O levantamento dos dados foi realizado através da busca a bases literárias e de entrevistas aos enfermeiros de um hospital do município do Rio de Janeiro. Para a investigação das fontes contidas no corpus de análise do programa, foram selecionados 15 textos oriundos de periódicos e 35 provenientes das transcrições das entrevistas, totalizando 50 fontes de textos. Os resultados identificaram o conceito Educação para a Saúde do Paciente Hospitalizado por meio da definição dos seus atributos, antecedentes, consequências e da construção do caso modelo, caso limite, caso contrário, os referentes empíricos e a definição teórica desse conceito, evidenciando a presença de vários termos definidores e exibindo a carência de uma padronização desse conceito. Os atributos essenciais desse conceito são: 1) Realização do cuidado de enfermagem, como oportunidade para a educação para a saúde; 2) Compartilhamento de conhecimento sobre a saúde e a terapêutica; 3) Comprometimento, disposição e disponibilidade dos enfermeiros com a educação para a saúde do paciente; 4) Receptividade dos pacientes, familiares e acompanhantes ao processo de educação para a saúde. A Educação para a Saúde do Paciente Hospitalizado destaca-se em processo de evolução de ideias, pensamentos, construtos e atitudes na Enfermagem. A elaboração desse conceito contribuiu para o relevo da enfermagem no cenário hospitalar e, através dessa abordagem, possibilitou o crescimento, visibilidade e amplitude à sua utilização como elemento do cuidado de enfermagem.(AU)
Biblioteca responsável: BR442.1
Localização: BR442.1; D385 EEAN