Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Enfermagem e o processo de desinstitucionalização no âmbito da saúde mental: revisão integrativa / La enfermería y el proceso de desinstitucionalización en el contexto de la salud mental: una revisión integradora / Nursing and the deinstitutionalization process in the mental health scope: integrative review

Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 9(3): 893-898, jul.-set. 2017. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-869952

OBJETIVO:

Sintetizar o conhecimento produzido sobre a atuação da enfermagem no processo de desinstitucionalização no âmbito da saúde mental.

MÉTODO:

Trata-se de revisão integrativa da literatura realizada a partir de busca on-line de estudos nas bases de dados: CINAHL, Scopus e LILACS. Identificou-se o total de 72 artigos, dos quais sete foram incluídos na revisão mediante os critérios de inclusão e exclusão adotados.

RESULTADOS:

A atuação de enfermagem perante o processo de desinstitucionalização em saúde mental tem priorizado atividades terapêuticas interdisciplinares pautadas nos preceitos da integralidade e humanização.

CONCLUSÃO:

Reconhece-se que o processo de formação em Enfermagem deve instrumentalizar o futuro profissional para o desenvolvimento de habilidades e competências considerando a nova lógica de organização dos serviços de saúde mental no território.
Biblioteca responsável: BR1208.1