Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Solid waste management in private dental practices / Gerenciamento dos resíduos sólidos em serviços odontológicos privados

RGO (Porto Alegre); 60(1): 33-39, jan.-mar. 2012. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - Odontologia | ID: biblio-874565

OBJETIVO:

Verificar o gerenciamento dos resíduos sólidos nos serviços odontológicos privados do Município de Quixadá, Ceará, no ano de 2009, mais especificamente, verificar esse gerenciamento, quanto à segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento e destinação final.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e predominantemente quantitativo. De um total de 15 serviços odontológicos do Município, 11 (73,3%) fizeram parte do estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, aplicado aos cirurgiões-dentistas, no mês de agosto de 2009.

RESULTADOS:

Verificou-se que 81,8% dos estabelecimentos não possuem um Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, e ainda que 90,9% dos profissionais realizam a segregação dos resíduos e que 45,5% dos cirurgiões-dentistas realizam o acondicionamento dos resíduos biológicos em saco plástico comum, 63,7% acondicionam os resíduos de amálgama em vidros com água, 60% dispensam reveladores e fixadores diretamente na rede de esgoto e, para os resíduos perfurocortantes, 60% usam caixas de papelão. A maioria dos cirurgiões-dentistas acomoda o lixo na calçada e a coleta pública é feita por um caminhão, não havendo coleta diferenciada, sendo transportado para o aterro sanitário e sem tratamento correto.

CONCLUSÃO:

A falta do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde leva a muitas falhas e é importante a presença do poder público nosentido de prevenir os danos que podem causar à saúde e ao meio ambiente.
Biblioteca responsável: BR1354.1
Localização: BR1354.1