Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES DE IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA / Psychological aspects of the quality of life of caregivers of the elderly: an integrative review

Geriatr., Gerontol. Aging (Impr.); 11(3): 138-149, jul.-set. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-875899

OBJETIVO:

Este artigo revisou estudos que relacionam os aspectos da dupla vulnerabilidade (saúde física do cuidador, autopercepção de saúde do cuidador, dependência do alvo de cuidados e sobrecarga percebida) com aspectos psicológicos da qualidade de vida do cuidador.

MÉTODOS:

A busca foi realizada nos indexadores PubMed, Periódicos Capes, LILACS, SciELO e AgeLine com palavras-chave e seus correlatos em português.

RESULTADOS:

Foram analisados 23 artigos. Com relação ao método, a maioria deles era composta por estudos transversais que contavam com desfechos variados. Há uma grande variação na idade dos cuidadores nas amostras dos estudos e muitos deles apresentaram informações incompletas sobre isso.

CONCLUSÃO:

Os resultados mostraram que a qualidade de vida do cuidador é afetada por diversas variáveis simultâneas, como o grau e o tipo de dependência do idoso alvo de cuidados, sua saúde, a sobrecarga percebida e afetos positivos e negativos.
Biblioteca responsável: BR1946.9