Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Near Miss materno como indicador de atenção à saúde: uma revisão integrativa / Maternal Near Miss as health care indicator: an integrative review / Near Miss materno como indicador de atención a salud: una revisión integrativa

Rev. bras. promoç. saúde (Impr.); 30(4): 1-9, 06/12/2017.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-876524

OBJETIVO:

Objetivou-se compilar sintética e descritivamente resultados de estudos científicos que versam acerca do Near Miss Materno.

MÉTODOS:

Realizou-se consulta às bases de dados Biblioteca Científica Eletrônica Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (PubMed), no período de 2011 a junho de 2016, com os descritores "Maternal Near Miss" and "severe maternal morbidity" e suas representações nos idiomas português e inglês. Após a exclusão dos textos repetidos, da leitura dos resumos e da análise por instrumento validado, esta revisão contou com 28 publicações.

RESULTADOS:

Os estudos apontam determinantes clínicos diretamente relacionados à ocorrência do Near Miss Materno. Dentre eles, destacam-se: gestação de alto risco; internações durante a gestação; comorbidades clínicas, principalmente hipertensão grave, infecções e hemorragias; partos cesáreos; uso de fórceps e necessidade de admissão em UTI.

CONCLUSÃO:

Os estudos apontam, além dos determinantes clínicos, que fatores socioeconômicos e de assistência estão diretamente relacionados à ocorrência de Near Miss Materno, o que o torna uma ferramenta viável para avaliação da qualidade do serviço de saúde e do impacto de políticas públicas direcionadas à melhoria da saúde materna e de redução das iniquidades sociais. A detecção precoce e a oferta de cuidados obstétricos de emergência tornam-se essenciais para a redução das taxas de Near Miss e de mortalidade materna.
Biblioteca responsável: BR1881.9