Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA INTERVENÇÃO COM MATERIAL EDUCATIVO EM PACIENTES CIRÚRGICOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA / Evaluation of the effectiveness of intervention with educational material in surgical patients: an integrative literature review / La evaluación de la efectividad de la intervención con material educacional en pacientes quirúrgicos: una revisión integradora de la literatura

Rev. SOBECC; 22(4): 208-217, out.-dez. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-876629

OBJETIVO:

Analisar a literatura científica produzida sobre métodos utilizados na avaliação da efetividade de tecnologias educativas impressas para o paciente submetido a cirurgia.

MÉTODO:

Revisão integrativa da literatura, tendo como questão norteadora "quais os métodos utilizados para avaliar a efetividade de tecnologias educativas impressas na educação do paciente cirúrgico?". O período de publicação dos estudos foi de 2000 a 2017, nos de dados: ISI Web of Science, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, SCOPUS portais e/ou bases e Cochrane.

RESULTADOS:

Foram inseridos dez artigos de ensaios clínicos randomizados, todos com a tecnologia educativa impressa (folheto), e o uso dessa contribuiu para uma diminuição tanto da ansiedade e depressão quanto dos níveis da dor.

CONCLUSÃO:

Apesar de avaliações positivas em relação à intervenção, ainda há dificuldades em mensurar a sua efetividade, e não foi possível estabelecer o melhor instante para a aplicação dos instrumentos de medida.
Biblioteca responsável: BRI6770.9