Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

CANCELAMENTO DE CIRURGIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA / Cancellation of surgeries: an integrative literature review / Cancelación de cirugías: una revisión integrativa de literatura

Rev. SOBECC; 22(4): 230-244, out.-dez. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-876633

OBJETIVO:

Compilar e analisar informações disponíveis na literatura nacional e internacional sobre cancelamento de cirurgias.

MÉTODO:

Revisão integrativa da literatura de publicações do período de 2010 a junho de 2016, encontradas em periódicos indexados nas bases de dados LILACS, SciELO, BVS, CINAHL, CAPES e SCOPUS, nos idiomas inglês, português e espanhol.

RESULTADOS:

Foram selecionados 61 artigos, que levantaram taxas de cancelamento de 0,48 até 38%. As causas mais frequentes são similares entre os estudos, sendo as mais comuns: condições clínicas do paciente não favoráveis à cirurgia, problemas relacionados à estrutura e à organização da instituição e o não comparecimento do paciente. Intervenções para reduzir o número de cancelamentos são relatadas, várias delas possuindo resultados eficazes.

CONCLUSÃO:

O cancelamento de cirurgias é uma temática em estudo mundial e que ainda requer investigações e intervenções, por ser prejudicial aos envolvidos e ao sistema de saúde.
Biblioteca responsável: BRI6770.9