Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento de Molusco Contagioso em crianças: uma revisão sistemática de literatura / Molluscum Contagiosum treatment in children: a systematic literature review / Tratamiento del molusco contagioso en niños: una revisión sistemática de la literatura

Rev. bras. med. fam. comunidade; 12(39)jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-877106

OBJETIVO:

Molusco contagioso é uma infecção cutânea, causada pelo Molluscipox vírus. Diante da inexistência de um tratamento específico, esta pesquisa tem como objetivo verificar, segundo a literatura recente, os melhores métodos de tratamento em crianças imunocompetentes.

MÉTODOS:

Revisão sistemática de literatura realizada no PubMed, bem como no Lilacs, Scielo, Medline e demais bases de dados abrangidas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com publicações de 2010 a 2016. Para evitar viés, foram utilizadas recomendações do PRISMA. Critérios do Oxford Centre for Evidence-Based Medicine e do sistema GRADE foram usados para classificação do nível de evidência dos estudos.

RESULTADOS:

Curetagem, laser pulsado de contraste, crioterapia, exérese cirúrgica, KOH 2,5%, 5% e 10%, ácido tricloroacétrico, combinação de ácido lático e ácido salicílico, tretinoína 0,05% apresentaram boa proporção de cura, facilidade de realização e tempo de resolução. Os métodos de injeção intralesional do antígeno da Cândida e da vacina MMR, dieta balanceada, óleo de Malaleuca alternifólia e Ingenol Mebutate 0,05% mostraram-se promissores. Entretanto, cantaridina e imiquimod 5% creme não foram recomendados.

CONCLUSÃO:

As evidências obtidas não permitem indicar um método preferencial. A escolha do método de tratamento deve ser individualizada. Recomenda-se realizar mais pesquisas voltadas para cultura do vírus.
Biblioteca responsável: BR1931.9