Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GV)

RFO UPF; 22(2): 230-235, 08/01/2018.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-877840
O sucesso do tratamento endodôntico envolve a devida capacidade de limpeza e modelagem dos sistemas de canais radiculares, contudo, não há consenso na literatura sobre os sistemas de lima única Reciproc e WaveOne em termos de formatação do canal.

OBJETIVO:

comparar a efetividade na formatação dos canais radiculares utilizando os sistemas Reciproc e WaveOne, no que tange ao transporte e à centralização do preparo.

MÉTODO:

o plano sistemático para a execução desta revisão integrativa consistiu em quatro etapas. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas seguintes bases de dados: SciELO, PubMed e Lilacs, com os seguintes descritores: Reciproc e WaveOne, shaping canal, centering canal. Foi feita a leitura dos resumos que constavam nos artigos e documentos selecionados e a seleção daqueles que contemplavam de três a cinco descritores sobre o tema desta pesquisa. Em seguida, foi feita a leitura dos textos na íntegra, seguida pela construção de uma tabela com as informações levantadas nesse processo.

RESULTADOS:

dos artigos selecionados, sete foram publicados em revistas odontológicas, sendo cinco publicados em revistas de área específica (endodontia) e apenas um foi publicado em uma revista de pesquisa básica de tecnologia. Verificou-se que a maior parte dos estudos foi publicada nos anos 2014 e 2015, a maioria publicada no Brasil e na Coreia.

CONCLUSÃO:

com base nos artigos estudados, não foi possível concluir que há diferença entre os instrumentos avaliados, quanto à centralização e à formatação do preparo após a utilização de Reciproc e WaveOne.
Biblioteca responsável: BR1539.9