Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Proteinuria persistente en pacientes pediátricos, caracterización histopatológica y su influencia en la progresión de la enfermedad renal crónica / Persistent proteinuria in pediatric patients, histopathological characterization and its influence on chronic kidney disease progression / Proteinúria persistente em pacientes pediátricos, caracterização histopatológica e sua influência na progressão da doença renal crónica

Med. U.P.B; 37(1): 9-16, ene. 2018.
Artigo em Espanhol | LILACS-Express | ID: biblio-878935

OBJETIVO:

descrever os descobrimentos histopatológicos e a progressão a doença renal crónica dos pacientes submetidos a biopsia renal num hospital de referência da cidade de Medellín entre 2005 e 2014.

METODOLOGIA:

estudo descritivo retrospectivo. Se revisaram histórias clínicas de pacientes menores de 18 anos com diagnóstico de proteinuria persistente, a quem se lhes realizou biopsia renal durante o período 2005-2014 no Hospital Pablo Tobón Uribe. Se analisaram variáveis sócio-demográficas, clínicas, histológicas e de laboratório.

RESULTADOS:

se incluíram 71 pacientes. A idade média do diagnóstico de proteinúria persistente foi de 10.07 anos. 69.1% e 20.6% dos pacientes apresentaram hematúria e hipertensão arterial respectivamente. A glomerulonefrite por IgA foi a descoberta histológico mais frequente (21.13%), seguido da nefropatia lúpico (18.31%). Do total de pacientes, 69.0% receberam inibidores da enzima convertedora de angiotensina e 15.9% apresentaram deterioro da função renal ao quarto ano de seguimento.

CONCLUSÕES:

a prevalência de glomerulopatias em crianças com proteinúria persistente foi alta. Se sugere a realização da biopsia renal com o fim de detectar precocemente glomerulopatias primárias ou secundárias associadas para assim instaurar um tratamento oportuno que controle ou retarde o deterioro da função renal.
Biblioteca responsável: CO101