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Jogos eletrônicos de movimento: esporte ou simulação na percepção de jovens? / Electronic games of movement: it is sport or simulation in the perception of young people? / Juegos electrónicos de movimiento: deporte o simulación en la percepción de los jóvenes?
Silva, Ana Paula Salles da; Silva, Ana Márcia.
Afiliação
  • Silva, Ana Paula Salles da; Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação Física e Dança. Goiânia. BR
  • Silva, Ana Márcia; s.af
Motrivivência (Florianópolis) ; 29(52): 157-172, set. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-880643
Biblioteca responsável: BR1923.9
RESUMO
Os Jogos Eletrônicos têm sido um dos principais meios de acesso de jovens à tecnologia no Brasil, provocando novas experiências e sentidos às práticas sociais. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção de jovens acerca da experiência com Jogos Eletrônicos de Movimento com temática esportiva.

Metodologia:

foram investigados 24 jovens estudantes do ensino fundamental, divididos em 3 grupos. Cada grupo participou de 10 sessões de Jogos Eletrônicos de Movimento, de 3 horas de duração cada. Durante as sessões as falas dos jovens foram registradas em diário de campo.

Resultados:

Nas falas dos jovens, a experiência com os jogos emergiu como mediada e singular porque se interpõe entre sujeito e objeto e porque o meio eletrônico constituía-se, também ele, como uma experiência.

Conclusões:

a percepção dos jovens estudantes indicou um alargamento conceitual, onde a compreensão do esporte passa a ser expandida pela experiência com a tecnologia.
ABSTRACT
Electronic games have been one of the main ways of access of young to technology in Brazil, leading to new experiences in social practices.The objective of this study is to identify the perception of young people on the experience of electronic games of movement with sports theme.

Methodology:

24 young elementary school students were investigated, divided into 3 groups. Each group participated in 10 sessions with electronic games of movement of 3 hours each. During the sessions the speeches of the young people were recorded in a field diary.

Results:

departing from the speeches of young people the experiment with electronic games of movement emerges as a mediated and unique experience. It is mediated because it interposes itself between subject and object and it is unique because the way is the experience itself.

Conclusions:

the perception of the young people indicates a conceptual enlargement in which the comprehension of sports is expanded by the experiences with technology.
RESUMEN
Los Juegos Electronicos han sido un medio de acceso a la tecnología para los jóvenes en Brasil, llevando a nuevas experiencias y significados a las prácticas sociales. El objetivo de este estudio fue identificar la percepción de jóvenes sobre la experiencia con Juegos Electrónicos de Movimiento con tema deportivo.

Métodos:

24 jóvenes estudiantes del ensino fundamental , divididos en 3 grupos. Cada grupo participó en 10 sesiones de juegos de electrónicos de movimiento con 3 horas de duración cada una. Durante las sesiones los discursos de los jóvenes se registraron en un diario de campo.

Resultados:

En los discursos de los jóvenes, la experiencia con los juegos surgieron como mediada y única porque si interpone entre el sujeto y el objeto y porque el medio electrónico está constituido, también él, como una experiencia.

Conclusiones:

la percepción de los jóvenes estudiantes indicaron una ampliación conceptual donde el conocimiento del deporte pasa a ser ampliado por la experiencia con la tecnologia.
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Esportes / Tecnologia / Jogos de Vídeo / Ensino Fundamental e Médio Idioma: Português Revista: Motrivivência (Florianópolis) Assunto da revista: Educação Física Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Goiás/BR

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Esportes / Tecnologia / Jogos de Vídeo / Ensino Fundamental e Médio Idioma: Português Revista: Motrivivência (Florianópolis) Assunto da revista: Educação Física Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Goiás/BR
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